Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 08, 2010

"Caim" de Saramago

Bem, posso dizer que já li o livro. É uma leitura simples que se faz bem sem qualquer problema pois o livro é pequeno.

Saramago em "Caim" explora o universo da religião navegando através do antigo testamento. Encontramos todas as personagens biblicas desde Adão e Eva até Noé e o diluvio. Mas o que importa neste livro é a sua simbologia e o alto teor critico face a Deus e aos seus misteriosos e nem sempre correctos designios.

Caim, filho de Eva e Adão é condenado a uma vida nomada eterna e imortal carregada de sofrimento após matar o seu irmão mais novo, Abel, por inveja. Após receber este castigo ele deambula através do tempo e do espaço e consegue assim estar presente em todos os eventos do antigo testamento, que Saramago escolheu propositadamente para nos mostrar através de Caim que Deus não é Sumamente bom como a religião nos leva a crer.

Acontecimentos como a destruição completa de Sodoma sem ligar aos inocentes, o diluvio de Noé como castigo á humanidade, o pedido para que Abraão sacrifique o seu unico filho Isaac em honra a Deus, bem como a destrição da Torre de Babel por inveja divina do crescimento e desenvolvimento humano, são acontecimentos que Caim presencia encontrando-se várias vezes com Deus pelo seu caaminho.

Nesses vários encontros surgem várias discussões entre os dois em que Caim acusa Deus de não querer saber da humanidade e de não ser justo e correcto nas suas decisões. As justificações de Deus nem sempre são boas mas ele representa o poder celestial.

Um optimo parecer e opinião de Saramago sobre o antigo testamento carregado de critica, onde se discutem assuntos como a relação Homem/Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário